A geração de energia elétrica por meio de sistemas solares cresce cada vez mais no Brasil. Nesse tipo de sistema a irradiação solar é coletada para ser transformada em energia elétrica por meio de materiais semicondutores, como o silício.
Quando as placas solares são expostas a luz solar, os elétrons do material iluminado são responsáveis por absorver os fótons e transformar em energia elétrica. Em seguida, o inversor converte a corrente para distribuir por meio do quadro todos os equipamentos elétricos da residência ou empresa.
Agora que você já entende um pouco mais do funcionamento da energia solar, confira os sete benefícios da energia solar no campo:
1. Reduz o valor da conta de energia em até 95%
A energia solar fotovoltaica permite que consumidores gerem sua própria energia de forma mais limpa e barata do que a energia fornecida pelas concessionárias, tornando-se a melhor opção para quem deseja substituir a energia elétrica, não apenas por causa do gasto mensal, mas também por ser uma fonte limpa e renovável de energia no meio rural.
Essa substituição pode representar uma redução na conta de energia da propriedade que pode chegar em até 95%. Essa vantagem é ainda maior depois que o investimento acaba sendo pago automaticamente pelo dinheiro economizado com a redução dos custos com a conta de energia.
2. Otimiza a agricultura de precisão
A agricultura de precisão caracteriza-se na utilização de meios tecnológicos avançados para avaliar e mensurar de forma precisa as condições do solo e clima no campo. Dessa maneira, é possível contar com dados específicos de áreas produção, para garantir um processo de automação eficiente.
Nesse sentido, a energia solar no campo garante a economia na automação da comunicação por meio da telemetria. Com isso, os produtores utilizam medições e coleta de informações em pontos móveis para transmiti-los para um receptor que efetua o monitoramento da produção.
Assim, a agricultura de precisão é otimizada com a ajuda da energia solar, potencializando ainda mais os resultados dessa prática.
3. Assegura a autonomia energética aos produtores
Os produtores que trabalham com o auxílio da energia solar no campo, pode contar com a autonomia energética. Desse modo, os produtores deixam de depender de outras fontes não renováveis e principalmente da rede energia elétrica, uma vez que ainda existem muitas regiões com condições e estruturas precárias de sistema elétrico.
4. Reduz os custos com irrigação.
Muitas técnicas e processos de irrigação utilizam grande quantidade de energia elétrica para garantir um funcionamento adequado. Com isso, os produtores arcam com altos custos na conta de luz, além dos gastos com manutenção no sistema de irrigação.
Desse modo, diversos produtores rurais começaram a utilizar sistemas de irrigação que utiliza a energia solar como fonte de energia. A energia solar no campo garante a economia por meio da alta incidência solar no país e ainda conta com baixos custos de manutenção.
5. Permite um melhor aproveitamento do espaço físico
O espaço utilizado pelas placas é estudado com bastante critério, sendo colocadas em locais que não impactam na produção da fazenda.
6. Auxilia na produção leiteira
Muitos criadores de gado leiteiro enfrentam problemas e instabilidades frequentes do sistema de energia da distribuidora local. Em alguns casos onde acontece a falta de energia existe o risco das vacas apresentarem problemas de mastite, uma vez que as ordenhadeiras não podem funcionar.
A falta de energia também afeta negativamente os tanques de energia, podendo comprometer grandes quantidades de leite. Mas, com o auxílio da energia solar no campo, é possível atuar com sistemas que possuem armazenamento de energia.
Desse modo, é possível garantir o funcionamento das ordenhadeiras e tanques de resfriação mesmo sem o fornecimento da energia solar ou da rede elétrica. Com isso, é possível diminuir perdas e reduzir os impactos negativos na produção.
7. Reduz custos das manutenções preventivas e corretivas
Outro benefício da energia solar no campo são os baixos custos referentes às manutenções preventivas e corretivas. Vale ressaltar que para garantir a economia na manutenção, é fundamental um projeto bem elaborado e uma instalação correta a energia solar.
Comparando aos sistemas de irrigação e outros sistemas e ferramentas presente no cotidiano rural, a energia solar é uma alternativa muito viável.
Tudo isso somado à uma vida útil de 25 anos em média, fazem da energia solar no campo uma alternativa capaz de garantir economia e sustentabilidade. Por isso, a energia fotovoltaica cresce cada vez mais na agricultura e pecuária.