Lançado no Brasil o primeiro pivô do mundo acionado exclusivamente por ENERGIA SOLAR

É brasileira a primeira aplicação de pivô para irrigação alimentada 100% por energia solar fotovoltaica. Com potência de 128 kWp, o sistema alimenta um pivô capaz de irrigar 96,4 hectares por uma média de 6 a 8 horas/dia.

A solução, desenvolvida pela Solbras e Valley, promete ampliar as áreas irrigadas, possibilitando o uso da tecnologia em locais sem acesso à rede elétrica. A inovação foi anunciada um mês após a aquisição da Solbras pela norte-americana Valmont, que também é dona da marca Valley.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES OFERECIDAS PELA SOLLARES NA GERAÇÃO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA

A usina solar fornece energia para uma bomba horizontal que puxa a água de um reservatório e joga para o pivô. A ideia é garantir os parâmetros de pressurização do pivô e de velocidade das rodas com a utilização da energia solar. Com isso, assegura-se a lâmina de água e uma irrigação mínima durante o dia.

O produto é um complemento de portfólio com aplicações específicas, devendo ser utilizado em locais onde a logística de diesel é difícil e cara, já que a conjugação com outras fontes de energia alternativas pode ser uma opção para permitir a constância da irrigação, principalmente em dias nublados.

O pivô é capaz de irrigar 96,4 hectares por uma média de 6 a 8 horas/dia
O pivô é capaz de irrigar 96,4 hectares por uma média de 6 a 8 horas/dia

O projeto-piloto foi implementado em Minas Gerais, maior polo de irrigação do Brasil. Após mais de um mês em funcionamento, o projeto foi comissionado e a solução será disponibilizada ao mercado nas próximas semanas no Brasil e no mundo.

Payback atrativo

A comparação direta deste sistema é com o gerador à diesel, alternativa mais utilizada atualmente. Assim, considerando o uso do pivô durante o ano inteiro, o retorno do investimento inicial é calculado em cerca de 2 anos, já que o custo com operação e manutenção é mínimo, marginal em relação àquele com o diesel.

SIGA-NOS NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI.

“Estamos revolucionando o mercado, democratizando o acesso à irrigação e oferecendo a produtores de todo o mundo a possibilidade de aumentarem sua produtividade. Uma solução desenvolvida no Brasil e que será colocada disposição do mercado internacional”, disse Renato Silva, diretor presidente da Valmont no Brasil.

O projeto já está em operação há mais de um mês em Minas Gerais
O projeto já está em operação há mais de um mês em Minas Gerais

O produto entrega valor ao produtor rural, que tem mais uma opção para melhorar a eficiência e produtividade de sua propriedade. A irrigação de precisão passa a ser feita com energia limpa e barata. (Com informações do Canal Solar)

Quer saber como a ENERGIA SOLAR pode ajudar sua propriedade rural ou sua empresa urbana?

Solicite seu orçamento via Whatsapp pelo link >> api.whatsapp.com/send?phone=5534988110273

PAGAR CARO PELA ENERGIA ELÉTRICA É COISA DO PASSADO. INVISTA EM ENERGIA SOLAR!