A Sollares Sustentabilidade participou, na ONU, em Genebra (Suíça), com a presença de um de seus diretores, Pedro Vissoci, na Conferência “Investing in nature-based solutions” (“Investir em soluções baseadas na natureza”, em português), organizada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e pela Geneva Environment Network.
Com a colaboração da Comissão Europeia, esse evento compartilhou as principais mensagens do próximo relatório do Banco Europeu de Investimento: “Investir em soluções baseadas na natureza (SbN): situação atual e caminhos a seguir para medidas financeiras públicas e privadas na Europa”, seguido de uma discussão sobre o papel dos setores público e privado na aceleração e desbloqueio de caminhos para o financiamento inovador de SbN.
“É preciso entender que tanto iniciativas privadas quanto públicas em sustentabilidade são investimentos para o desenvolvimento do país e de sua população. Sustentabilidade é social”, comenta Pedro Vissoci.
A contribuição vital da natureza e de seus serviços para o desenvolvimento social e econômico é inegável. Estima-se que US$ 44 trilhões de geração de valor econômico dependam moderada ou altamente dos serviços ecossistêmicos, o que corresponde a mais da metade do PIB global tradicional.
O reconhecimento global das Soluções Baseadas na Natureza (SbN), com a adoção da definição acordada multilateralmente na Quinta Sessão da Assembleia Ambiental das Nações Unidas (UNEA-5), é agora seguido pela inclusão do termo no texto de quatro convenções ambientais, incluindo a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas e a Estrutura Global de Biodiversidade. Agora é o momento de impulsionar a implementação de intervenções de SbN em escala.
Atualmente, aproximadamente 133 bilhões de dólares são canalizados para intervenções de SbN, e os investimentos devem pelo menos triplicar até 2030 para atingir as metas de neutralidade da degradação da terra, mudança climática e biodiversidade.
(Reportagem: André Luiz Costa)