Aquecimento solar é o uso do calor da incidência dos raios do sol, para aquecer a água utilizada para banho, piscina e processos industriais. O principal benefício é ser uma fonte energética inesgotável e gratuita. Para o funcionamento deste sistema, são utilizados os coletores, que podem ser comuns ou a vácuo.
No processo de coletores comuns, estes, que são as peças expostas ao sol e responsáveis por captar os raios solares e absorver o calor, são ligados em paralelo por um armazenador térmico de cobre ou inox e tubos para condução de calor. A temperatura da placa coletora irá aumentar, transferindo energia sob a forma de calor para uma serpentina de tubos com um fluido que se encontra por baixo. Como o fluido com temperatura elevada é menos denso, irá subir até ao depósito com água da rede. Ao passar no seu interior, o fluido transferirá energia sob a forma de calor para a água no depósito, aquecendo a mesma para utilização na residência ou indústria para vários fins. Após esta transferência, o fluido terá arrefecido, ficando mais denso e descendo de volta ao colector, onde reiniciará o seu ciclo.
Já no aquecimento solar a vácuo, o coletor é isolado termicamente. Seus coletores são compostos por dois tubos, um interno ao outro, unidos em suas extremidades e retirados entre eles todos os gases existentes, formando desta forma um vácuo, o melhor isolante térmico existente. Devido à sua grande eficiência em isolamento térmico e enorme absorção da energia solar incidente, existem coletores solares a vácuo que atingem temperaturas de até 350ºC e aquecem a água à temperatura de 100ºC. A tecnologia de aquecimento solar a vácuo é o único meio de utilização da energia solar térmica em muitos locais do mundo onde as temperaturas são sempre muito baixas, muitas vezes abaixo de 0ºC, principalmente no hemisfério Norte.
Este processo de aquecimento tem representado, assim como as células fotovoltaicas, uma das aplicações de maior viabilidade de uso, seja em residências ou em indústrias.
O processo de aquecimento solar é feito através da absorção de calor dos raios solares pelo coletor, que transfere a energia sob forma de calor para o reservatório de água do local.
Ideal para piscinas de todos os tamanhos, oferecendo conforto e maior aproveitamento da área de lazer.
Mais eficientes que os coletores comuns, os coletores a vácuo atingem temperaturas de até 350ºC e aquecem a água a até 100ºC.
.