Considerado a fonte de energia do futuro, o sistema de geração de energia elétrica fotovoltaica é, de maneira simples, uma pequena usina geradora em residências, edifícios, indústrias e em propriedades rurais. Indo na contramão das grandes usinas, sejam elas hidrelétricas, termoelétricas ou nucleares, que causam enorme impacto no meio ambiente, a geração fotovoltaica é feita de maneira limpa e eficiente, não havendo perda de energia na transmissão e distribuição.
Para o funcionamento deste sistema, são instaladas células solares nos telhados, que vão receber os raios do sol, abuntantes em nosso país, e transformar em eletricidade, através da tecnologia chamada fotovoltaica. Quanto maior a intensidade do sol, maior o fluxo de eletricidade. A quantidade de energia produzida depende da potência dos microgeradores e minigeradores. Podem chegar a produzir energia suficiente para alimentar uma casa, edifício ou até galpão de uma indústria.
A energia gerada fica disponível para uso imediatamente. A quantidade produzida que não for utilizada no momento é lançada diretamente na rede elétrica pública, gerando créditos na conta mensal da concessionária de energia. Com o custo da eletricidade cada vez mais alto, e com sucessivos aumentos, gerar sua própria energia vai além de se preocupar com o meio ambiente: é se preocupar com o próprio bolso.
São responsáveis por absorver o calor e radiação dos raios solares e, através do sistema fotovoltaico, transforma luz em energia elétrica.
Converte a corrente contínua gerada pelas células solares e utilizadas na propriedade em corrente alternada, permitindo assim que a energia que não tenha sido consumida seja lançada na rede elétrica pública.
A energia produzida na propriedade que não é consumida é injetada na rede elétrica pública, gerando créditos em kWh a serem descontados no valor da conta da conessionária de energia.