Reservatórios do país no nível mínimo para geração de energia elétrica deixam energia mais cara

O nível de água dos principais reservatórios do país continua baixando e rápido. A situação é mais preocupante no conjunto de hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro-Oeste, que concentra 70% de toda a água armazenada no Brasil. O nível médio de água nesses reservatórios está hoje abaixo de 20%.

Uma das mais importantes, que é a de Furnas, tem apenas 16%. Outros reservatórios estão com o nível de água ainda mais baixo: é o caso de Ilha Solteira, Marimbondo, Emborcação e Itumbiara. Em nossa região, Nova Ponte está com apenas 11,71%.

Por segurança, recomenda-se o desligamento das usinas onde a concentração de água nos reservatórios chegar a 10%. Abaixo desse percentual, a operação das turbinas fica comprometida e há o risco de suspensão repentina do fornecimento de energia.

O baixo volume já impacta diretamente no bolso do consumidor, com aumento frequente da conta de energia. O maior exemplo foi a recente adoção da Aneel da “bandeira tarifária escassez hídrica” que vai adicionar valor extra na conta de R$ 14,20 para cada 100 kW/h consumidos e que deve vigorar pelo menos até abril. (Com G1)

10092021-POST-BAIXO-NÍVEL-RESERVATÓRIOS

Sabia que ao economizar energia você reduz o valor da sua conta e ajuda na luta contra a crise hídrica? A SOLLARES oferece a solução através de nossos AQUECEDORES SOLARES e ENERGIA FOTOVOLTAICA. É a energia limpa do sol em prol da harmonia entre economia e sustentabilidade.

📞 (34) 3832-0273
💬 ZAP 👉 CLIQUE AQUI
📍 Rua Nelson Caixeta de Queiroz, 639, Bairro Constantino, em Patrocínio/MG.
📱 Face e Insta: @sollaressustentabilidade
🖥️ www.sollaresltda.com.br